Grupo de Trabalho é recriado para ampliar combate a roubo de cargas
Dados mostram que o roubo de cargas aumentou em 52% de 2014 a 2016
Por solicitação do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat), o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (SESP) reativou o Grupo de Trabalho de Combate ao Roubo de Cargas. A primeira reunião foi realizada nesta quarta-feira (18.01), na Sesp.
A reivindicação de combate ao crime de roubo de cargas é recorrente. Em 2014, frente ao aumento no número de casos, o Sindmat, já sob a presidência de Eleus Vieira de Amorim, apresentou à secretaria a preocupação do setor. Em 2015, o GGI teve uma agenda de reuniões com transportadores por um tempo, resultando em ações de recuperação de cargas e prisão de quadrilhas, principalmente nas especializadas em roubo de defensivos agrícolas. Contudo em 2016, os crimes continuaram aumentando, demonstrando a necessidade de investigações e ações mais intensas e frequentes.
Além do Sindmat e seguradoras, o grupo é composto por profissionais de diferentes forças de segurança, entre elas, as Polícias Civil (PJC), Militar (PM), a Federal (PF) e a Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). A concessionária Rota do Oeste também participa. Serão convidados ainda a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Delegacia Fazendária.
O grupo foi reativado para que os diversos setores e polícias debatam ideias com intuito de inibir os roubos de cargas, cujos registros aumentaram em 52% de 2014 a 2016, conforme informações do Sistema de Registros de Ocorrências Policiais. Entre as ações já propostas, constam a criação de um canal de comunicação que auxilie na pronta resposta ao crime, melhoria nos registros de ocorrências e treinamentos para as polícias sobre o segmento de transporte. Nosso objetivo é ajudar as polícias a serem mais ágeis para prevenir e atuar no ato da ocorrência, destacou Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat.
Uma nova reunião do Grupo de Trabalho será realizada em 21 de fevereiro.
Simone Alves Ass. de Comunicação 65 99648-8069
- Data: 19/01/2017
- Autor: - Fonte: