SECRETÁRIO DE FAZENDA ATENDE PEDIDO DO SEGMENTO
O SINDMAT Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de Mato Grosso , enviou através de Ofício ao Secretário de Fazenda Eder Moraes o pedido de Prorrogação Coletiva dos Prazos para as empresas de Transportes o pedido foi fundamentado com as prerrogativas da portaria 164/2008 .
A prorrogação do prazo foi uma decisão do secretário de Fazenda, Eder Moraes, após visitar in loco as transportadoras e verificar a realidade e os problemas das empresas.
“Em função do trabalho sério desenvolvido pelos empresários de Mato Grosso, notadamente neste setor, e ao grande número de solicitações de adiamento da obrigatoriedade do CT-e que chegaram até nós, ficamos sensibilizados e resolvemos atender o segmento de transportadoras que muito têm contribuído com o desenvolvimento de nosso Estado”, afirmou Moraes.
O SINDMAT ressaltou que não faltará empenho da entidade no sentido de possibilitar o comprometimento das empresas que já estão com um avançado nível tecnológico de maneira a abreviar o tempo de validação do CT-e entretanto caberá a SEFAZ analisar no primeiro pedido de prorrogação caso a caso para que seja possível avaliar a real necessidade de uma nova prorrogação , entretanto fechou-se o consenso de que o que as partes buscam em comum é a garantia e segurança dos processos de informação de maneira a não comprometer a eficácia deste novo sistema cuja expectativa empresarial seja mais uma ferramenta que permita facilitar as operações do setor.
VANTAGENS
Com a possibilidade de preencher os documentos eletronicamente, as transportadoras deverão ganhar tempo na liberação de suas cargas na fiscalização de trânsito, reduzir o volume de papel armazenado e os custos da emissão e prestação de informações ao Fisco. Além disso, a sistemática permitirá à Sefaz um maior controle e acompanhamento da prestação do serviço de transporte de cargas, uma vez que possibilita um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os Fiscos.
- Data: 17/07/2014
- Autor: - Fonte: