Importância de se investir nas rodovias federais é pauta em seminário sobre transporte multimodal no
No I Seminário de Transportes Multimodal de Mato Grosso, realizado na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), nesta segunda-feira (06), a Superintendência Regional do DNIT em Mato Grosso (SR-DNIT/MT) apresentou as condições atuais das rodovias federais no estado, os recursos investidos e necessários para obras de construção, revitalização e manutenção da malha viária e o importante papel das rodovias no escoamento de cargas. Foram apresentadas as características da malha rodoviária, que possui extensão aproximada de 5 mil km, sendo 63% pavimentada. Devido aos grandes números de escoamento da safra se faz necessário investimentos constantes para implantações, manutenção e operação das rodovias. Devido a essas características a frota que circula pelo estado é composta por mais de 60% de veículos pesados, de grande porte. Essa sobrecarga de veículos em relação a capacidade da malha viária do estado tem exigido ações e planejamento por parte do DNIT para aumento da capacidade e níveis de serviço das rodovias. Um dos principais investimentos em andamento para aumento da capacidade é a duplicação de 170km da BR-163/MT ao sul do estado. Tendo em pauta o transporte multimodal de Mato Grosso, a SR-DNIT/MT destacou os investimentos em andamento para a implantação de novos trechos. Trechos estes nas BR-158/MT, BR-242/MT e BR-080/MT, que irão interligar as rodovias do Mato Grosso a um novo corredor para chegada a ferrovia Norte-Sul. Aumentando assim a logística e o transporte multimodal no estado. O evento, que foi promovido pelo Instituto de Engenharia e Engenharia de Transportes da UFMT em parceria com Assembléia Legislativa de Mato Grosso, foi realizado no auditório Deputado Milton Figueiredo (ALMT) e contou com a presença de alunos do curso, representantes políticos, autoridades da área de transportes e logística e imprensa. Crédito da foto: Fotógrafo Zé Luiz Siqueira Fonte: ALMT
- Data: 08/08/2018
- Autor: - Fonte: