Mato Grosso é pioneiro no rastreamento de cargas via rádio
Mato Grosso será o primeiro Estado da federação a implantar um sistema de rastreamento de cargas utilizando rádio frequência (RFID). O projeto é apresentado nessa terça-feira (12) em Brasília, durante o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs).
O secretário Extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, está na Capital Federal representando o governador Silval Barbosa (PMDB) no evento que se estende até amanhã (13).
Vuolo salienta o pioneirismo do projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e a sua pasta, com o Conselho Nacional de Política Fazendário (Confaz) e a Empresa de Planejamento e Logística S.A.(EPL).
Segundo o secretário, a implantação já está em fase adiantada, inclusive com a instalação de antenas para captar os sinais dos chips a serem implantados nas mercadorias (todos os tipos de cargas, como grãos, combustíveis, carnes) que cruzarem a fronteira do Estado.
Além de proporcionar um controle fiscal, o programa irá fornecer informações importantíssimas para a implantação de projetos de logística, apontando os principais corredores de transporte utilizados em Mato Grosso, para nortear a aplicação de recursos para a infraestrutura destas vias mais utilizadas.
13/11/2013
Assessoria
- Data: 17/07/2014
- Autor: - Fonte: